Uma pesquisa recente revelou que a maior parte dos consumidores acredita que as empresas estão fazendo pouco em relação a questões sociais e ambientais. O levantamento, realizado pela Ipsos em parceria com a Cause Escola Superior de Propaganda e Marketing e o Instituto Ayrton Senna, mostra que 59% dos entrevistados têm essa percepção.
Principais conclusões da pesquisa:
- Pouca atuação: Segundo a pesquisa, 59% da população acredita que as empresas pouco estão fazendo em prol de causas sociais e do meio ambiente. Entre os entrevistados, 25% afirmaram que as empresas não estão tomando nenhuma atitude referente às pautas mais urgentes da sociedade.
- Geração Z: A percepção de que as empresas não estão agindo em prol dessas pautas é ainda mais forte entre os profissionais da geração Z, onde 34% acreditam que as empresas não estão agindo em prol dessas pautas.
- Motivação para consumo: 77% dos respondentes afirmaram que a divulgação dos produtos e serviços da marca nas redes sociais pode motivar a compra de produtos relacionados a causas. Além disso, 75% disseram que se sentiriam motivados a comprar se fosse de uma marca ou empresa de confiança.
- Temas de preocupação: A pesquisa identificou que o combate à fome e à pobreza é o tema que mais preocupa os consumidores, citado por 74% dos entrevistados. Em seguida, aparecem o fomento à educação e aprendizado (54%), o combate às mudanças climáticas (49%) e a inclusão de pessoas com deficiência (46%).
A pesquisa também procurou apontar quais são os temas e causas que mais preocupam os consumidores e com os quais eles acreditam que as empresas e o poder público precisam se envolver.
Esses resultados mostram a importância de as empresas considerarem as questões sociais e ambientais em suas estratégias de negócios, não apenas por uma questão de responsabilidade social, mas também por se tratarem de aspectos que influenciam as decisões de compra dos consumidores.