LexisNexis Risk Solutions revela as cinco tendências de pagamentos para 2024
Com o olhar voltado para o próximo ano, a LexisNexis Risk Solutions elaborou um conjunto de previsões que irão moldar o cenário de pagamentos ao longo de 2024. Desde o avanço dos Pagamentos Conta a Conta (A2A) impulsionados pela tecnologia API e open banking até o crescimento do Banking as a Service (BaaS), estas tendências refletem o dinamismo e a inovação que permeiam o mercado de pagamentos.
Pagamentos Conta a Conta (A2A)
Uma das principais tendências identificadas é o notável crescimento global dos pagamentos A2A, impulsionado por tecnologias como API e open banking. Esta forma de pagamento, embora não seja uma novidade, tem se destacado pela sua economia, conveniência, rapidez e segurança aprimorada devido à autenticação multifatorial.
Entre os dados revelados estão: um aumento projetado de 82% nos volumes de pagamentos sem dinheiro globalmente até 2025; receitas globais de pagamentos que atingiram US$ 2,2 trilhões em 2022, com mais de US$ 525 bilhões em transações A2A; e a perspectiva de crescimento contínuo em linha com a crescente adoção mundial de soluções de pagamento digital instantâneo tanto para varejo quanto para uso corporativo.
Aumento nas fraudes em pagamentos
A fraude de Pagamento por Push Autorizado (APP) é identificada como a principal ameaça global, superando as fraudes com cartões e roubo de identidade. Estima-se que 20% dos consumidores em todo o mundo serão vítimas de fraudes de pagamento até 2027, resultando em um custo estimado de cerca de US$ 40,62 bilhões. Em 2022, 78% desse tipo de fraude teve origem online, e se destaca que 41% das fraudes de identidade na América Latina ocorrem no processo de pagamentos, enquanto na Europa, Oriente Médio e África, o índice é de 40%, na Ásia-Pacífico de 39% e na América do Norte de 36%. As perdas com fraude de APP no Reino Unido, Índia e EUA podem dobrar até 2026, atingindo US$ 5,25 bilhões.
Redução de Custos
Elevadas taxas de juros, mercados de crédito voláteis e controles jurídicos têm aumentado o custo dos pagamentos. Neste contexto, a automatização dos pagamentos surge como uma alternativa para acelerar o processo, reduzir custos e minimizar fraudes, tornando-se um dos objetivos das empresas para o próximo ano. Dados destacam que as empresas gastam US$ 2,7 trilhões anualmente processando faturas manualmente, e que cada transação fraudulenta na Ásia-Pacífico custa às empresas quase quatro vezes o valor da transação fraudulenta. Além disso, a taxa média global para cada pagamento rejeitado ou reparado é de US$ 12, sendo que o compliance regulatório é apontado como o principal fator que impulsiona o aumento dos custos de compliance contra crimes financeiros.
Operações mais eficientes
Empresas estão internalizando operações de pagamento visando maior controle e melhor experiência ao cliente, o que tem impulsionado o crescimento de sistemas de gestão de tesouraria corporativa para processamento mais rápido e visibilidade em tempo real. Dentre os dados apresentados, destaca-se que 90% dos tomadores de decisão alegam que as operações de pagamentos causam dores de cabeça aos seus negócios, e mais de 75% dos CEOs planejam investir na automação de processos e sistemas. Adicionalmente, 62% dos profissionais de pagamentos citam o aumento da eficiência como a principal prioridade na automação de pagamentos e nos pagamentos eletrônicos. A expectativa é que o número de empresas que geram as suas próprias operações de pagamento aumente significativamente.
Crescimento do Banking as a Service (BaaS)
Os bancos estão diversificando as receitas oferecendo serviços de pagamento em tempo real via APIs, tornando-se parceiros de canal e revendendo soluções de roteamento para os clientes finais. As previsões apontam para 3,6 bilhões de usuários de serviços bancários digitais até 2024, e uma estimativa de US$ 66 bilhões no mercado de BaaS até 2030, com uma taxa de retorno potencial do investimento (CAGR) de mais de 15%, o que sugere uma maior adoção nos próximos anos.