Itaú Unibanco passa por grande mudança de marca após décadas
O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil, está passando por uma significativa mudança em sua marca e posicionamento, algo que não era realizado em tão grande proporção desde os anos 1980. Essa transformação foi apresentada pelo CEO Milton Maluhy Filho, em consonância com o anúncio do banco completar 100 anos em 2024. De acordo com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, a alteração vai ao encontro das recentes transformações ocorridas na instituição, como as mudanças culturais e tecnológicas. Tracanella destaca que a mudança não visa se desvincular do legado do banco, mas sim refletir a evolução e as perspectivas para os próximos anos.
Novo posicionamento e estratégia
O rebranding busca equilibrar a valorização do legado da marca com elementos modernos que representem o futuro da instituição. A assinatura ‘Feito de Futuro’ procura expressar essa dualidade, conectando a história do banco com sua visão para os próximos 100 anos. As cores também desempenharão um papel crucial nessa representação, com o laranja sendo enfatizado em ações institucionais e o azul, preto e branco sendo utilizados para distinguir diferentes operações do banco.
Desenvolvimento e repercussão
O projeto de rebranding envolveu mais de dois anos de trabalho, cerca de 70 estudos de cores, mais de 100 estudos tipográficos e a colaboração de uma equipe multidisciplinar. Com uma preocupação em manter a equipe informada e engajada, o lançamento interno do novo projeto envolveu quase 100 mil funcionários do banco. A campanha de comunicação da nova marca contou com a colaboração de renomadas agências e teve uma estreia robusta, com inserções em 47 mil telas digitais em diversas localidades do Brasil.
Campanha e planos futuros
A campanha de comunicação da nova marca também envolverá parcerias com personalidades como Madonna, Ronaldo, Marta, Fernanda Montenegro e Jorge Benjor. Além disso, estão planejadas diversas atividades e conversas em homenagem ao centenário do banco, que ocorrerá em 2024. Essas ações incluem patrocínios, eventos e geração de conteúdo. A iniciativa reflete não apenas a relevância do Itaú Unibanco, mas também sua disposição para seguir inovando e se adaptando às demandas do mercado.