FedEx investe em tecnologia para combater roubos de cargas no Brasil
A FedEx Express está testando vans elétricas equipadas com inteligência artificial em São Paulo. Desenvolvida pela startup T4S Tecnologia, a solução utiliza câmeras interligadas ao Centro de Operações de Segurança (SOC) da FedEx para combater o alto índice de roubos de cargas no país.
Busca para reduzir prejuízos
No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou 17.230 roubos de carga, representando um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2022. Grande parte dos roubos ocorrem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, de acordo com levantamento.
Monitoramento e segurança
O sistema desenvolvido pela T4S Tecnologia permite o monitoramento visual em tempo real, visibilidade do veículo por meio de alertas inteligentes e outros dispositivos para evitar roubos. O foco é avançar na capacidade de reação preventiva para proteção do motorista, da carga e do veículo, além de garantir o contato mais rápido com a polícia e equipes de emergência.
Blindagem elétrica
Além do monitoramento, as vans também contam com blindagem elétrica, dificultando a ação criminosa sem causar danos físicos. A tecnologia também é usada em parte da frota de caminhões da empresa no Brasil.