Um estudo recente realizado pela Digital Favela em parceria com o Data Favela e o YouPix revelou que criadores de conteúdo que residem em favelas enfrentam dificuldades financeiras e desigualdades de oportunidades em comparação com criadores de outras regiões.
Remuneração e fonte de renda
De acordo com a pesquisa “Criadores de Favela”, apresentada na Expo Favela Innovation Brasil, nove em cada dez influenciadores de favelas acreditam que são menos remunerados do que criadores que vivem fora das comunidades. Apenas 20% dos criadores de conteúdo de favelas conseguem ter sua produção digital como principal fonte de renda, enquanto a maioria (71%) complementa sua renda com outras atividades.
Dificuldades de parcerias e ampliação de canais
O estudo também apontou que os influenciadores de favelas enfrentam dificuldades em estabelecer parcerias com marcas, com 64% deles relatando obstáculos para se aproximar de empresas. Além disso, 58% afirmaram ter dificuldades para expandir seus canais dentro das plataformas. Apesar disso, oito em cada dez criadores de favelas afirmaram que já aceitaram ou aceitariam trabalhar para uma marca, mesmo que por um valor abaixo do praticado.
Parcerias e oportunidades de trabalho
Para muitos influenciadores de favelas, a comunidade desempenha um papel fundamental em seu trabalho, com 39% deles afirmando que as empresas e empreendedores locais são seus principais parceiros. Apenas 12% relataram fazer trabalhos com grandes empresas e multinacionais, enquanto 25% encontram oportunidades fora das comunidades.
A pesquisa ressalta a importância de entender e apoiar os criadores de conteúdo das favelas, reconhecendo os desafios enfrentados e buscando criar oportunidades mais equitativas e inclusivas para esses profissionais.