Natal é momento de alegria e planejamento para os shoppings
Com a aproximação do Natal, os shoppings centers tornam-se protagonistas do boom de consumo que a data representa. Os investimentos na decoração natalina não são à toa, uma vez que o retorno é visível, refletindo no aumento do fluxo de pessoas e, consequentemente, nas vendas.
Estratégias natalinas para envolver consumidores
Este ano, a Allos (ex-Aliansce Sonae/BRMalls) desenvolveu uma campanha de Natal integrada em 56 dos 62 shoppings de seu portfólio. Diferentes linhas de comunicação foram criadas, adaptadas para os variados perfis de consumidores. A campanha ‘Um amor chamado Natal’ foi idealizada para os clientes que buscam inspiração, enquanto a campanha ‘Natal que a gente ama’ se destina aos que resolvem tudo em um só lugar. Já a campanha ‘Natal – Um amor que contagia’ visa engajar os que desejam vivenciar a magia natalina em família.
Ações e atividades para impactar todos os públicos
Além de encantar as famílias com crianças por meio das decorações e ativações, os shoppings planejam ações que beneficiam todos os consumidores, incentivando as vendas dos lojistas. Promoções como a Week Tudooo e brindes de Natal atuam como atrativos aos clientes. Já a Iguatemi S.A. oferece oficinas para as crianças, apresentações de corais e espaço especial para o Papai Noel.
Resultados e desafios para o setor
O barulho e a movimentação nos shoppings durante o período natalino são refletidos em números expressivos. A Multiplan revela crescimento de 12,8% nas vendas dos lojistas e um aumento significativo no uso do aplicativo Multi. Contudo, um dos principais desafios do setor é comunicar e divulgar todas as atividades e ações promovidas. Para superá-lo, estratégias de mídia multicanal, como veículos tradicionais e squad de influenciadores, têm sido adotadas pelas empresas.