O mercado de e-commerce brasileiro viveu em 2023 a segunda pior Black Friday da história, com uma queda de 15%, segundo reportagens de canais como Meio e Mensagem, Infomoney e O Globo. Na contramão do mercado, os lojistas clientes FR cresceram em média 22% em volume de pedidos, em comparação com a BF 2022.
Parte do sucesso das operações está ligado à logística, fator fundamental para que as lojas virtuais construam uma jorna de compra eficiente. Neste caso, mais especificamente, na gestão logística das operações que usam o TMS FR.
Tecnologia + dados para o planejamento e execução da estratégia:
No momento de planejamento e construção das estratégias, os lojistas contaram com as funcionalidades de gestão e relatoria da FR, como torre de controle e gráficos personalizáveis, para analisarem a operação de forma 360.
Além disso, a análise da conta-frete permitiu que os lojistas encontrassem oportunidades de monetização e subsídio de frete para determinadas regiões. Por exemplo, normalmente os fretes para o Nordeste são mais caros, em contrapartida, para a região Sudeste, mais baratos. Através das informações fornecidas pelo TMS FR, é possível encontrar oportunidades para equalizar os custos, adicionando margem aos fretes do Sudeste e subsidiando parte dos valores de frete no Nordeste.
Com os dados mãos, os lojistas aplicaram estratégias como frete grátis, adição de prazo para expedição e filtro de resultados nas opções de entrega.
Resultados da Black Friday
O resultado das aplicações das estratégias foi um crescimento médio de 22%, com relação a Black Friday 2022, com uma taxa de conversão de mais de 2% no e-commerce.
Os resultados mostram que é possível continuar crescendo, mesmo que seja na contramão do mercado, desde que as decisões sejam tomadas baseadas em dados e haja uma estrutura logística e tecnológica para comportar os processos e fluxos da jornada de compra
Resultados da FR na Black Friday
Enquanto SaaS, o TMS FR forneceu durante a BF, 100% de disponibilidade sistêmica e requisições com retorno médio em 18 milissegundos para marcas operando com consolidação de volumes, Multiorigem, Ship From Store, Delivery, Marketplace In, Marketplace Out.
Enquanto, a FR participou ativamente do planejamento das operações e durante toda a BF, através de 72h de plantão.
Estratégias de fidelização no Pós Black Friday
O pós Black Friday é tão importante quanto a própria, pois dá aos lojistas a chance de fidelizar seus clientes. Para isso, os lojistas que utilizam o TMS FR aplicam estratégias como:
Rastreio Personalizado e Multicanal.
É configurado com a logo, cores e tom de voz da marca, para uma experiência customizada; É enviado via e-mail, SMS, Whatsapp e canais de venda para garantir que o cliente esteja informado.
Gestão de Imprevistos:
Para que o time de SAC tenha proatividade na resolução de imprevistos; Para economia de tempo da equipe de monitoramento de pedidos; Manter intacto o relacionamento com o cliente.
No final do dia, todas essas estratégias, desde o momento da conversão até a conclusão da entrega, constituem uma experiência de compra fluida, agradável e tranquila. A consequência é o crescimento médio do índice de recompra. Alguns clientes FR triplicaram o número em 1 ano de operação e reduziram 60% dos seus chamados no SAC.
Com o foco no cliente, com processos bem estruturados e boas tecnologias, o caminho é o crescimento, mesmo que o mercado retraia.