Consumidores brasileiros priorizam compras com propósito
Um recente levantamento realizado pela PwC em parceria com o Instituto Locomotiva revelou que a maioria dos brasileiros das classes C, D e E está direcionando seus hábitos de consumo para lojas e marcas sustentáveis. A pesquisa indicou que 9 em cada 10 consumidores dessas classes sociais estão priorizando marcas que possuem propósitos alinhados com questões sociais e ambientais.
Demandas dos Consumidores das Classes C, D e E
O estudo mostrou que, além de priorizar marcas sustentáveis, 86% dos entrevistados estão dispostos a dar preferência para marcas que se alinham com valores sustentáveis. Segundo as empresas envolvidas na pesquisa, essa tendência também é observada entre os consumidores das classes A e B, que também buscam propósitos nas marcas.
Outros Aspectos Relevantes
Além do propósito, a pesquisa revelou que a diversidade é um dos pontos de atenção para os consumidores, com 64% dispostos a pagar um pouco mais por produtos que apoiam a diversidade. Por outro lado, 50% dos entrevistados já deixaram de comprar de marcas consideradas preconceituosas. A pesquisa também destacou que 38% dos entrevistados afirmaram já ter comprado produtos usados em sites e aplicativos especializados, enquanto 66% valorizam produtos de qualidade por um preço justo.
O Impacto nas Estratégias de Marketing e Negócios
Luciana Medeiros, sócia e líder da indústria de Consumo e Varejo da PwC Brasil, ressaltou a necessidade das empresas considerarem essas novas demandas e nuances regionais, que são características dos consumidores das classes C, D e E. Ela destacou a importância de as organizações adaptarem suas estratégias para atender a essa população, levando em consideração fatores econômicos, variações culturais e as questões ESG pelas quais esses consumidores estão cada vez mais engajados.