Crescimento tímido do varejo e destaque do e-commerce em novembro, aponta ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) revelou um avanço de 0,5% em novembro, representando o primeiro crescimento após sete meses consecutivos de retração. As vendas no e-commerce apresentaram um crescimento nominal de 5,3%, enquanto no varejo presencial a subida foi de 3,9%, em comparação com o mesmo período em 2022. Este resultado positivo refletiu um crescimento nominal da receita de vendas de 4,2%.
Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, destacou que o e-commerce vem ganhando relevância ano após ano e comprar online passou a fazer parte da rotina do brasileiro. Em virtude disso, todos os levantamentos futuros da Cielo sobre o varejo ampliado trarão dados do e-commerce e do varejo físico separados para uma análise mais detalhada.
Macrossetores
As categorias analisadas pelo ICVA que apresentaram crescimento foram Serviços (1,2%) e Bens Duráveis e Semiduráveis (1,1%). Dentro delas, os segmentos com desempenho distinto foram turismo e transporte e óticas e joalheiras. Por outro lado, o macrossetor de Bens Não Duráveis teve queda de 0,1% no faturamento, sendo que produtos de livrarias e papelarias registraram o resultado mais negativo.
Impacto da Black Friday 2023
O ICVA destacou que a Black Friday foi essencial para que novembro não fosse mais um mês com faturamento negativo. Além disso, outros fatores, como a alteração no calendário, contribuíram para o resultado positivo. A Black Friday, que tem se estendido ao longo do mês todo, foi impulsionada, e a Cyber Monday também se tornou uma Cyber Week. O mês foi impactado pela Black Friday, que gerou um aumento significativo no faturamento, especialmente na sexta-feira, destacou o estudo.
Desempenho por Região
De acordo com o ICVA, os resultados deflacionados e com ajuste de calendário de cada região em relação a novembro de 2022 foram: Sudeste (+0,5%), Sul (+0,4%), Centro-Oeste (-0,5%), Nordeste (-0,7%) e Norte (-1,5%). Pelos resultados nominais, Sudeste (+5,2%), Sul (+3%), Centro-Oeste (+2,1%), Norte (+2%) e Nordeste (+1,4%) representaram as variações de faturamento em cada região.